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segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Conceituando...



O CURRÍCULO E O APRENDER
               Conforme Moreira e Silva (1997, p.28), “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais existentes funcionam como matéria-prima de criação e recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”. O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento dos educandos. Dessa forma, percebe-se a formação das ideias e culturas como resultado educacional no que diz respeito a aprendizagem. Ele define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, sem muitas afinidades com a didática, mas de certo modo, o currículo é a expressão dos aspectos culturais do ambiente escolar com a sua restauração e desenvolvimento.
          No currículo real temos o que acontece dentro da sala de aula com educadores e educandos contemplando os projetos pedagógicos e os planejamentos das aulas. Portanto, a característica marcante desse currículo são os conteúdos.
          O currículo oculto denomina as circunstâncias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho da equipe pedagógica. Ele apresenta tudo o que foi aprendido diariamente por meio de práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções que fortalecem o grupo social e o ambiente educador.  
        Currículo prescrito é aquele que atribui à escola o papel de transmissor da cultura, o professor o executa da forma que veio estruturado. Por meio disso, o educador deve elaborar no cotidiano novas opções para sua prática docente.
      

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