O
CURRÍCULO E O APRENDER
Conforme Moreira e Silva
(1997, p.28), “o currículo é um terreno de produção e de política cultural, no
qual os materiais existentes funcionam como matéria-prima de criação e
recriação e, sobretudo, de contestação e transgressão”. O currículo escolar tem
ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento dos educandos. Dessa
forma, percebe-se a formação das ideias
e culturas como resultado educacional no que diz respeito a aprendizagem. Ele
define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação,
sem muitas afinidades com a didática, mas de certo modo, o currículo é a
expressão dos aspectos culturais do ambiente escolar com a sua restauração e
desenvolvimento.
No
currículo real temos o que acontece dentro da sala de aula com educadores e
educandos contemplando os projetos pedagógicos e os planejamentos das aulas.
Portanto, a característica marcante desse currículo são os conteúdos.
O
currículo oculto denomina as circunstâncias que afetam a aprendizagem dos
alunos e o trabalho da equipe pedagógica. Ele apresenta tudo o que foi
aprendido diariamente por meio de práticas, atitudes, comportamentos, gestos,
percepções que fortalecem o grupo social e o ambiente educador.
Currículo
prescrito é aquele que atribui à escola o papel de transmissor da cultura, o
professor o executa da forma que veio estruturado. Por meio disso, o educador
deve elaborar no cotidiano novas opções para sua prática docente.
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